Piolhos

03-05-2011 19:07

Relativamente a este tópico, desde que comeceia criar canários, que uso o Insectornis da Latac.

Até á data não tenho conhecido os meus passaros aflitos com comichões e exaltados como é hábito, quando tem piolhos.

No entanto, de há poucos dias a esta data, muito se tem falado em piolhos, principalmente os vermelhos.

Não sei se os meus passarinhos os têm mas que tenho-os vistos um bocado aflitos, alguns deles a limparem a asas e penas que desconfio que alguma coisa não está bem.  

Para colmatar tal situação, e uma vez que ainda tenho o Insectornis em casa, vou pulverizar as gaiolas e os passaros, pois muito se tem falado sobre o produto, que não se deve dar directamente nos passaros, etc, etc.

Para esclarecer tal situação, para aqueles que aqui me fazem uma visitinha, sempre usei este produto e sempre pulverizei os passaros nas gaiolas e até mesmo com os passaros em cima dos comedouros a comerem.

 

Para tirar dúvidas aqui fica o que o produto diz no folheto:

Os parasitas externos afectam todos os animais domésticos incluindo também as aves de cativeiro. Com as suas picadas causam doenças e inquietude nas aves e também falta de apetite e anemia, mas podem ainda transmitir graves infecçoes.
Entre os parasitas externos, os mais frequentes sao duas variedades de piolhos: os brancos que vivem nas aves mas nao as picam, e os vermelhos, muito mais pequenos, que as picam durante a noite escondendo-se durante o dia na rede das gaiolas, debaixo dos ninhos, etc. Estes piolhos vermelhos que muitas vezes sao ignorados, sao verdadeiramente perigosos e podem chegar a provocar anemias mortais nas aves.
ESPÉCIES DESTINADAS: Canarios, pombos e aves de adorno.
MODO DE EMPREGO E DOSAGEM: O conteúdo de um frasco pequeno serve para preparar 2 1/4 litros de água e o frasco grande (20 grs) permite preparar 4 litros de água.
Prepara-se misturando com pouca água até conseguir urna pasta homogénea e depois junta-se o resto da água. A pasta obtida usa-se com um pincel ou um pulverizador para a desinfecçao das gaiolas e seu material, fundos duplo, etc. e em casos de epidemias recomenda-se tratar também os locáis. Também se devem tratar os ninhos ficando assim assegurada a sua protecçao para varias ninhadas (uns 3 ou 4 meses).
Caso necessário pode-se aplicar directamente no animal (sarna deplumante) ou colocar na água do banho.

O INSECTORNIS é absolutamente inofensivo para as aves.
COMPOSIÇAO: Metilnaftilcarbonato 50grs., excipiente c.s.p. 100 grs.
MANTER FORA DO ALCANCE DAS CRIANCAS

Voltar